Você sabe o que é a UBEM?

Meu nome é Giovani Mandelli e sou CEO do Rota Independente.
Comecei a trabalhar com plataformas digitais em 2014, desde então busco conhecer, através de cursos e palestras, mais sobre esse mercado que cresce absurdamente a cada dia.
Hoje quero falar sobre direitos autorais, um assunto bem restrito e de pouco conhecimento da maioria dos artistas aqui no Brasil.
O que vamos falar aqui será de extrema importância pra gestão da sua carreira artística, acredite!
Você já ouviu falar da UBEM?
Só pra esclarecer, a UBEM faz um trabalho totalmente diferente do ECAD, mas que é extremamente importante no que diz respeito à direitos autorais.
A UBEM – União Brasileira de Editoras Musicais, é a responsável pelo pagamento dos direitos autorais repassados pelas plataformas digitais (lojas digitais e YouTube).
Quando Steve Jobs decidiu vender música através do iPod, o primeiro problema que ele enfrentou foi o de convencer as gravadoras de que esse mercado era promissor, depois disso precisou ver como faria o pagamento dos direitos autorais das músicas que seriam disponibilizadas em seu sistema de streaming.
Foi então que, no ano de 2010, foi criada a UBEM, uma associação civil sem fins lucrativos composta, em sua maioria, por empresas editoras musicais.
Lembrando que o ECAD recebe apenas sobre a execução pública da música e o restante disso é recolhido pela UBEM.
E como fazer pra receber essa grana recolhida por estas empresas?
Você precisa se associar!
Mas como?
Pra receber do ECAD você precisa se associar, gratuitamente, em qualquer uma das 7 associações que existem no Brasil:
UBC, ABRAMUS, Amar, Assim, Sbacem, Sicam e Socinpro.
Depois disso, o valor recolhido pertencente a você é transferido para sua conta bancária cadastrada.
Pra receber da UBEM você precisa se associar, com CNPJ de editora, direto na associação. Mas não é tão simples assim, seu CNPJ precisa ter no mínimo 3 anos de atividade e você ainda pagar uma mensalidade, calculada com base no números de obras que você cadastrar. Isso já uma barreira grande para a maioria dos artistas, concordam?
Então se você é artista e ganha por isso através do ECAD e streaming da sua música, saiba que existe uma parcela, que pode ser até maior, retida na UBEM.